Os gerúndios dos verbos no Inglês são constituídos da partícula “ING” no final, seguindo algumas regras:
- Verbos com uma sílaba, terminados com VOGAL+CONSOANTE , dobram a última consoante e depois adiciona-se o ING: stop = stopping , cut = cutting.
- Verbos dissílabos terminados em VOGAL+CONSOANTE, e que a sílaba tônica seja a última, dobra-se a última consoante e adiciona-se o ING. Exemplos: prefer = preferring , begin = beginning . Se a primeira sílaba for a tônica, apenas adicione o ING no final: enter = entering.
- Verbos terminados com E perdem o E e ganham ING: write = writing. Os terminados em EE não perdem nada e só ganham o ING: agree = agreeing
- Verbos terminados com VOGAL+L , dobram o L e ganham ING: travel = travelling (no inglês britânico, pois no americano existem algumas exceções)
- Verbos terminados em IE perdem o IE e ganham Y+ING: lie = lying , die = dying..
Past Continous é usado para expressar um evento ou ação em progresso específico no passado. Sujeito + verbo to be no passado (was/were) + verbo ing + complemento = Past ContinuosPara a forma negativa, basta acrescentar o not após o passado do verbo to be (was/were)Ex: They were not studying when I arrived home.Para elaborar uma frase interrogativa é necessário colocar o passado do verbo to be (was/were) no início da frase.Ex: Were you playing football at 8:00 p.m?